sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Matemática: Desafio do Mês de Dezembro

(Porto Editora - Jogos de Matemática)
A professora de Matemática Aplicada lançou este desafio, para ser resolvido durante o mês de Dezembro. Esta iniciativa irá ser promovida mensalmente. Quem será capaz de descobrir a solução deste desafio? No final do mês publicaremos aqui a resolução.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Tiro com Arco

Na próxima aula de Educação Física, dia vinte e oito de Novembro, vamos experimentar um novo desporto - Tiro com Arco.

O Tiro com Arco é um desporto olímpico, baseado no uso de arco e flechas para atingir o alvo.

Depois colocaremos aqui o relato desta experiência.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Relatório da Visita ao Jardim Botânico da Ajuda

Outra Perspectiva

Tabuleiro Inferior


Tabuleiro Superior

Jardim dos Aromas

Chegámos ao Jardim Botânico da Ajuda e apareceu uma guia que se chamava Mafalda.
Começou a falar-nos do terramoto de 1755, o Jardim foi dos poucos sítios em Lisboa que não foi afectado.

No Jardim encontrámos muitas estátuas giras.

Vimos muitas espécies de árvores e plantas e de seguida fomos ao Jardim dos Aromas.

No Jardim dos Aromas estavam algumas espécies que desconhecia.

Mais à frente vimos um dragoeiro, devido à idade e à doença teve que levar um suporte em ferro e cordas para não cair.

A guia explicou-nos que o dragoeiro não ia durar muito mais tempo.

O Jardim Botânico da Ajuda tem rampas para deficientes e o nome das plantas está também em braille.

Depois de sairmos do Jardim fomos almoçar.
Bruno Joanico
(Relatório feito na aula de Língua Portuguesa)

Alerta à Comunidade Escolar

Os alunos do Curso de Educação Formação de Jardinagem e Espaços Verdes, têm que efectuar com regularidade diversas actividades, como sejam regar e limpar. Sem tais tarefas, eles não veriam o fruto do seu trabalho.

Assim sendo, pedimos a toda a comunidade escolar que os ajude na manutenção dos espaços verdes da escola e essa ajuda pode ser feita, de forma muito simples, não pisando os canteiros e não deitando lixo para o chão.

Cabe a todos nós contribuir para o "embelezamento" da nossa escola. Vamos ajudar os alunos do CEF de Jardinagem na manutenção dos espaços verdes!!
A contribuição de todos nós é muito importante!!!

Obrigado!

Carta ao Nosso Colega João Abel

Azeitão, 22 de Novembro de 2007

Olá João,
Esperamos que estejas melhor e que regresses com muita energia como é habitual em ti. A turma não é a mesma sem a tua presença!
Nós por cá vamos bem. Não temos tido muitos testes, ainda só fizemos o de Cidadania e Mundo Actual. O teste correu-nos mais ou menos.
O nosso comportamento melhorou. A turma está mais unida graças a uns jogos que realizámos na disciplina de Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho. Os jogos consistiam em trabalhos de grupo. Tínhamos que ter confiança nos nossos colegas para executarmos os exercícios.
Esperemos que na próxima semana já nos possas acompanhar na caminhada à Serra.
O nosso blogue está espectacular. Alguns trabalhos que lá estão são teus. Assim que puderes dá uma espreitadela.
Até breve, um abraço dos teus colegas de turma - CEF B


segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Relatório da Visita ao Jardim Botânico da Ajuda

Dragoeiro

Bananeira

Jardim dos Aromas

Saímos da escola por volta das 8h30m em direcção a Lisboa.


Chegámos a Lisboa por volta das 10h00, as turmas saíram do autocarro, esperámos um bocadinho na rua e depois entrámos no jardim Botânico. Aí também tivemos de esperar porque os professores foram buscar os bilhetes.

Veio a guia e fomos visitar o Jardim Botânico. Então a guia começou a contar-nos a história do Jardim Botânico e quando foi construído. Fomos dar umas voltas ao Jardim e a guia deu-nos informações sobre a árvore que tem mais de 300 anos e que se chama Dragoeiro. Depois mostrou-nos a bananeira que se a cortarmos ela deita água. Seguidamente eu e a Tatiana vimos uma árvore com sementes e a guia disse que a árvore era venenosa. Seguimos em frente e vimos várias árvores, plantas. Acabou a visita ao Jardim.

O autocarro chegou e nós subimos e fomos almoçar ao McDonald's. E à tarde visitámos a Casa do Futuro Inclusiva.

Chegámos à escola por volta das 17h00.

Natália Cantemir
(Relatório feito na aula de Língua Portuguesa)

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Aplicações de Escritório

Na disciplina de Aplicações de Escritório, os alunos estão a fazer trabalhos no Microsoft PowerPoint, referentes à visita de estudo recentemente realizada. Para além das suas opiniões face às expectativas criadas antes da ida ao Jardim Botânico da Ajuda e à casa do Futuro Inclusiva, os alunos têm que efectuar uma pesquisa de informação sobre os locais visitados.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Cidadania e Mundo Actual

Estes são alguns dos trabalhos que realizámos no âmbito da disciplina de Cidadania e Mundo Actual, inseridos no Módulo B2 – Participação na Democracia I: Para que servem os partidos.

Símbolos Nacionais:

(trabalho realizado pelo João Abel)

A actual Bandeira Nacional surgiu após a queda da monarquia, com a Implantação da República Portuguesa.

Simbologia da Bandeira Nacional:
Cor Verde:
representa a esperança em melhores dias de prosperidade e bem-estar e também os campos verdejantes.

Cor Vermelha: representa o valor e o sangue derramado nas conquistas, nas descobertas, na defesa e no engrandecimento da Pátria.

Esfera Armilar: situa-se no centro da divisão das duas faixas, simbolizando as viagens dos navegadores portugueses pelo Mundo, nos séculos XV e XVI.

Armas de Portugal: assentam sobre a esfera armilar, sendo compostas por um escudo maior (vermelho e à sua volta estão representados sete castelos que representam as cidades fortificadas que D. Afonso III tomou aos mouros) com outro mais pequeno brocante (branco e encerra cinco escudetes azuis pequenos, fazendo alusão às cinco chagas de Jesus Cristo), simbolizando o escudo, a arma de defesa utilizada pelos nossos antepassados nos combates.


Orgãos de Soberania:

(Trabalho realizado pela Tatiana Coelho)

Os Órgãos de Soberania existentes em Portugal são:
Presidente da República: é o chefe do Estado, o representante máximo do país.

Governo: tem como missão tomar medidas para desenvolver o país e garantir que as leis são colocadas em prática (poder executivo).

Assembleia da República: local onde se fazem as leis principais destinadas a todo o país. Quem tem esse poder (poder legislativo) são os deputados. A eles compete também discutir os problemas do país e as propostas dos ministros.

Tribunais: existem para garantir a justiça. Quem tem o poder para julgar crimes, decidir quem tem razão em caso de conflito, ou condenar quem não cumpre as leis são os juízes (poder judicial).


Deveres dos Cidadãos:

(Trabalho realizado pelo Carlos Esteves)

No âmbito deste subtema, elaborámos slogans, cujo objectivo é convencer os cidadãos a pagar os seus impostos evitando assim a evasão fiscal.

Relatório da Visita de Estudo à Casa do Futuro Inclusiva

Imagem retirada do portal da Casa do Futuro Inclusiva

No dia 8 de Novembro realizámos uma visita de estudo a Lisboa. Saímos da escola por volta das 8:30. Chegámos ao Jardim Botânico às 9:30. Depois da visita ao Jardim fomos almoçar a Belém.

Depois fomos ao Museu das Comunicações visitar a Casa do Futuro Inclusiva. Por volta das 14:30 subimos ao 3º Andar, onde conhecemos a nossa guia, e onde estava a casa, entrámos na casa.

Para entrar na casa não era preciso chaves, porque o computador reconhecia a cara dos moradores. Toda a casa estava ligada à Internet. Podiamos enviar mensagens à casa pelo telemóvel.

Entrámos na sala e a nossa guia mostrou-nos que toda a casa estava preparada para crianças, idosos, e pessoas com deficiências, e está vigiada por câmaras por todo o lado menos na sala de cinema. Em vez de quadros normais tinha uns monitores espalhados pelas paredes da casa. Pode-se deixar mensagens no monitor para depois poder ler. Na divisão da sala de estar estava um plasma enorme, havia também uma mesa que mudava de cores, uma cadeira de rodas que podia controlar a casa toda. Experimentámos a sala de cinema. Era como se tivéssemos num cinema. A cozinha tinha um frigorífico que tinha um computador táctil que também dava para controlar a casa. Vimos o quarto do jovem e dos pais que continha um aspirador automático. Vimos a suite da avó, que tinha um plasma e a sua própria cozinha, e um botão de emergência para no caso de se sentir mal a socorressem. A casa de banho tinha uma televisão no espelho. Havia também um engomador automático.

Tinha uma zona de relaxamento com várias luzes. Estivemos no jardim virtual que se o pisássemos apareciam mais flores.

Saímos da casa e voltámos para a escola... infelizmente!

André e Luís
(Relatório feito na aula de Língua Portuguesa)

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Plano de Emergência

Se houver um acidente natural na nossa escola, não devemos entrar em pânico. Se estivermos na sala de aula, devemos sair calma e ordeiramente: o delegado de turma em primeiro lugar, os alunos em fila indiana e o professor em último lugar.

Os alunos, professores e auxiliares devem dirigir-se para os pontos de reunião, que se encontram em locais abertos do recinto escolar:
- O ponto vermelho, para os blocos A e E;
- O ponto laranja, para os blocos B, C e F;
- O ponto amarelo, para o bloco D e campo de jogos;
- O ponto azul, para as salas 30 e 31.

Há coisas que nunca devemos fazer neste tipo de situações:
- Preocupar-nos com os objectos que deixamos na sala;
- Correr durante o percurso de evacuação;
- Empurrar alguém (pode causar quedas e esmagamentos);
- Mexer nos interruptores;
- Sair da fila durante o percurso;
- Sair da fila quando chegamos ao ponto de reunião.

Caso não consigamos sair e fiquemos encurralados, devemos:
- Tentar proteger-nos, tendo especial cuidado com a cara e com os olhos;- Fazer barulho, para que venham ajudar-nos.

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Casa do Futuro Inclusiva

A Casa do Futuro Inclusiva encontra-se no Museu das Comunicações, em Lisboa. Utiliza o conceito Domótica (sistema em que as tecnologias da informação são utilizadas num ambiente doméstico) e, é uma casa modelo, adaptada de forma a que todos os membros da família se sintam integrados, quer sejam saudáveis, com limitações motoras, sensoriais ou apenas com as condicionantes normais a quem é mais idoso e responde a aspirações tão comuns como o conforto, segurança, vigilância, entretenimento, interacção à distância e automação dos equipamentos (estes funcionam automaticamente).

Todos os comandos encontram-se centralizados num comando geral, acessível a partir da Internet.

A entrada na casa é feita através de uma leitura facial e, o visitante é recebido por um computador que o reconhece e lhe apresenta um registo de todas as ocorrências.

Nesta casa podemos encontrar as seguintes divisões: sala de estar, sala de refeições, cozinha, escritório, quartos do jovem e do casal, casa de banho, home-cinema e suite da avó. Existe ainda uma zona exterior composta por um jardim virtual e uma zona de relaxamento.

Por não ser permitido tirar fotografias dentro da casa, deixamos, como ilustração, uma imagem retirada do portal do Museu das Comunicações.

Jardim Botânico da Ajuda

O Jardim Botânico da Ajuda, foi mandado construir por ordem do Marquês de Pombal (durante o reinado de D. José), após o terramoto de 1755. Este local foi escolhido, por esta zona não ter sido afectada aquando da catástrofe natural.

Este jardim, a cargo do botânico italiano Domingos Vandelli, tinha como objectivo o lazer da família real e a educação dos príncipes, netos do monarca. Nesta sequência, chegaram a este local muitas espécies de plantas trazidas, de outros países, pelos descobridores portugueses.

O Jardim Botânico da Ajuda abrange três hectares e encontra-se dividido nas seguintes áreas: Tabuleiro Inferior (também designado por Jardim do Buxo, onde se encontram sebes geométricas em volta de canteiros de flores), Tabuleiro Superior (nomeado de Jardim da Colecção Botânica, onde existem plantas de vários continentes), Jardim dos Aromas (desenhado sobretudo para os invisuais), Mata e Jardim Rochoso e os Viveiros.

As principais atracções são o dragoeiro com mais de 300 anos, original da Madeira, e a grande fonte do século XVIII com serpentes, peixes alados, cavalos-marinhos e figuras míticas.

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Campanha de Angariação de Material Informático




Para que possamos criar a Oficina de Trabalho deste curso, estamos a fazer uma campanha para angariar todo o tipo de material informático.



Desde já agradecemos a contribuição de todos.

Visita de Estudo

No próximo dia 8 de Novembro, os alunos deste curso e do CEF de Jardinagem vão participar numa Visita de Estudo ao Jardim Botânico da Ajuda e ao Museu das Comunicações - exposição "Casa do Futuro Inclusiva".
Esta visita está a ser organizada no âmbito das disciplinas de TIC (de ambos os cursos) e Tecnologias Específicas (do CEF de Jardinagem), tendo os seguintes objectivos:
- aumentar o sucesso educativo;
- aumentar os níveis de conhecimento nas diferentes áreas do saber;
- dar a conhecer aos alunos a história do Jardim Botânico e a sua importância no estudo das diversas espécies existentes;
- ver a aplicação das TIC em diversas áreas.


Jardim Botânico da Ajuda e Casa do Futuro Inclusiva

Porquê o Curso de Instalação e Operação de Sistemas Informáticos



É a primeira vez que na nossa escola existe esta vertente dos Cursos de Educação e Formação. A proposta deste curso surgiu da constatação de que um número significativo de alunos abandona precocemente os estudos, durante o 3º ciclo de escolaridade, não concluindo o ensino obrigatório (9º ano). Temos, então, um conjunto de alunos em risco de abandono escolar, motivado essencialmente pela idade avançada, insucesso académico repetido, desinteresse pelas actividades lectivas e, por vezes, motivação para o ingresso precoce no mercado de trabalho, derivada de factores sócio-económicos e familiares.

Este curso surge como uma resposta adequada às necessidades diagnosticadas na nossa população, com o duplo objectivo de permitir a estes jovens a obtenção da escolaridade obrigatória e a aquisição de uma formação profissional qualificante, antes da entrada na vida activa.

São ainda objectivos deste curso:
- A inserção dos alunos na vida escolar;
- O fortalecimento da auto-estima;
- A realização pessoal;
- O aumento da motivação e do interesse pelo saber, assim como, a promoção do saber fazer como factor dominante na aprendizagem;
- A criação de perspectivas de sucesso, em alunos particularmente vulneráveis ao insucesso escolar.

A opção por um curso na área da Informática, deveu-se à preferência indicada pelos alunos relativamente a esta área profissional e à sua aceitação e necessidade no mercado de trabalho, uma vez que, estando o curso vocacionado para a utilização e manutenção de microcomputadores, periféricos e redes locais, é imprescindível ao funcionamento das empresas nos dias de hoje.

Identificação do Curso:
Área de Formação: Ciências Informáticas
Designação do Itinerário: Instalação e Operação de Sistemas Informáticos
Saída Profissional: Operador de Informática (Nível 2 - Tipo 2)