sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

«Falar Verdade a Mentir»

Fotos retiradas do site da Companhia de Teatro "O Sonho"

No auditório do BES assistimos à peça de teatro “Falar Verdade a Mentir”, uma comédia de Almeida Garrett.
A peça baseia-se num conjunto de situações equívocas, originadas por um mentiroso compulsivo (o jovem Duarte) que está apaixonado e pretende casar com a filha (Amália) do negociante portuense Brás Ferreira, que está determinado em apanhá-lo em pelo menos uma das suas múltiplas mentiras. A futura noiva de Duarte e os criados (Joaquina – criada de Amália e José Félix – criado do General Lemos) tentam salvar a situação de modo a que todas as mentiras sejam encobertas. José Félix faz os possíveis e impossíveis para que as mentiras constantes de Duarte se transformem em autênticas verdades, porque do casamento de Duarte com Amália depende o seu próprio casamento com Joaquina.
Num momento em que se receia que Duarte seja desmascarado e que, por fim, não se realize o matrimónio, a personagem do General Lemos vem solucionar o conflito, devolvendo a serenidade no desenlace.
Esta peça foi representada pela Companhia de Teatro “O Sonho”.

Palácio de Queluz

Sala do Trono

Capela

Apartamento da Princesa Maria Francisca

O Palácio de Queluz é um dos mais belos palácios setecentistas do País.
Além de ter servido de residência de verão dos príncipes da casa real portuguesa, o Palácio de Queluz foi também cenário de recepções e cerimónias oficiais da Coroa. Com as Invasões Francesas e a partida da família real para o Brasil em 1807, Queluz entrou num período de lenta decadência. Restaurado em 1933, o Palácio foi convertido em museu, sendo ainda hoje utilizado para algumas recepções oficiais da Presidência da República.
As grandes remodelações do Palácio, tiveram como arquitecto inicial Mateus Vicente de Oliveira, que realizou a Fachada de Cerimónia, adaptou várias alas do antigo palácio e reformulou a capela.
A segunda fase das obras foi chefiada pelo arquitecto e decorador francês Jean-Baptiste Robillon, responsável pelo denominado "Pavilhão Robillon". As grandes obras terminaram com a edificação da grande Sala do Trono, onde a decoração delicada de brancos e dourados tem a sua maior expressão.
O Palácio de Queluz encontra-se dividido em grandes salões, aposentos de dormir e outras dependências.
O Palácio de Queluz possui um jardim dividido em vários terraços, onde se combinam a beleza geométrica das sebes de buxo, da multiplicidade de cores dos azulejos e as diversas estátuas alegóricas.

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Periféricos

(Trabalhos realizados no âmbito da disciplina de TIC)

Os periféricos são todos os dispositivos adicionados ao computador com o objectivo de servirem de intermediário entre este e o utilizador.

Os periféricos podem classificar-se como: input (entrada), output (saída) e input / output (entrada / saída) de acordo com a direcção em que segue a informação. Se o sentido for do utilizador para o computador, consideram-se como periféricos de input e no sentido inverso, consideram-se como periféricos de output. Os periféricos de input/output (mistos), dependendo das circunstâncias podem servir de intermediários tanto para entrada como para saída de dados e/ou informação previamente tratada.

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Os Nossos Direitos

(Trabalhos realizados na disciplina de Cidadania e Mundo Actual)

Ao longo de séculos a defesa dos direitos humanos tem sido consolidada, consagrada em diferentes documentos.
É cada vez mais importante conhecer esses direitos, não só para denunciar as situações em que não são aplicados, mas também para, todos juntos, construirmos uma sociedade mais justa e livre.
Estes trabalhos foram realizados no âmbito do módulo "O Direito De Todos Termos Direitos".

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Personalidades que se destacaram na área da Ciência

Marie Curie

Marie Curie (1867-1934), cientista polaca, cujo trabalho consistiu fundamente no isolamento de elementos radioactivos, como o polónio e o rádio, bem como na análise de emissões radioactivas destes e de outros elementos.
No decurso do estudo das radiações emitidas pelos sais de Ucrânia, Marie e Pierre Curie, seu marido, descobriram e isolaram, em Julho de 1898, um novo elemento que foi designado por polaco, em homenagem à pátria de Marie. Em Dezembro do mesmo ano, descobriram e isolamento o rádio. Estabeleceram, também, que os raios beta eram partículas de carga eléctrica negativa. Pelos seus estudos sobre radioactividade, foi-lhes atribuído, em 1903, juntamente com Henry Becquerel, que descobriu a radioactividade, o Prémio Nobel da Física.
Em 1906, Pierre Curie morreu num acidente, mas Marie prosseguiu as suas investigações e sucedeu a seu marido na leccionação da cadeira de Física Geral, sendo a primeira professora de sorbonne.
Fundou e dirigiu até à sua morte, o Instituto de Rádio em Paris, onde estudaram numerosos cientistas de renome internacional. Em 1911, recebeu o Prémio Nobel da Química, sendo o primeiro cientista a receber dois Prémios Nobel.
Durante a 1ª Guerra Mundial, ajudou a equipar as ambulâncias com raios X, que ela própria conduziu nas linhas da frente e, ajudada pela sua filha Irene e por Martha Kleim, ensinou médicos a usar a nova técnica. Pouco depois da sua morte foi editado o livro em que ela trabalhou durante diversos anos, radioactividade, que é uma pedra basilar nos estudos da radioactividade clássica. (Ana Leal, Bruno Joanico e João Abel)

--------------------------------------------------------------------------------------

Isacc Newton


Isaac Newton (1642-1727), físico, matemático e astrólogo britânico. É universalmente considerado o maior cientista da história. Iniciou os seus estudos superiores aos quinze anos do Trinity College de Cambridge, familarizando-se de imediato com a Geometria de Descartes.
Em 1669 voltou a Cambridge para leccionar.Expôs a sua teoria da composição da luz branca e completou a explicação dos fenómenos do arco-íris proposta por Descartes. Em 1671 construiu pelas suas próprias mãos um telescópio de reflexão.
Cerca de 1683, Newton compôs os seus Princípios Matemáticos de Filosofia Natural, em que expõe pela primeira vez a sua doutrina da atracção universal, com a ajuda da qual dá conta da maioria dos fenómenos astronómicos das marés, dos equinócios, etc. (Natália Cantemir)

--------------------------------------------------------------------------------------
Thomas Edison

Thomas Edison (1847-1931) foi um inventor e empresário dos Estados Unidos que desenvolveu muitos dispositivos importantes de grande interesse industrial.
Entre as suas contribuições mais universais para o desenvolvimento tecnológico e científico encontra-se a lâmpada eléctrica incandescente, o gramofone, o cinescópio ou cinetoscópio e o microfone de grânulos de carvão para o telefone. Edison é um dos precursores da tecnologia do século XX. Tem um papel determinante na indústria do cinema.
Muitos consideram-no o maior inventor de todos os tempos. O seu QI seria estimado em cerca de 240. A ele são atribuídas mais de 1300 patentes, ainda que nem todas sejam de invenções de sua própria autoria.
Thomas Edison nasceu numa família da classe média de Milão, em Ohio, nos EUA. Ele tinha sete anos quando a família se mudou para Port Huron, Michigan, em 1853. Na escola o rapaz tinha problemas. A mãe toma a seu cargo a educação do rapaz e ele, por seu lado, aprende com o que mais lhe interessa. Acaba por devorar todos os livros da mãe com temas sobre ciência. Monta um laboratório de química no sotão e, de vez em quando, faz tremer a casa.
Arranja entretanto um emprego como ardina no comboio que faz a ligação entre Port Huron e Detroit. Vende jornais, sanduíches, doces e fruta. O guarda da estação local deixa-o guardar os doces e os jornais num vagão vazio. Sorrateiramente, Edison muda para lá o laboratório. Um dia pega logo à carruagem. Agravam-se os problemas que tem com os ouvidos e fica surdo.
Aprendeu o código Morse e a construir telégrafos artesanais. Havia mais tarde de chamar "Dot" (ponto) à filha e "Dash" (traço) ao filho. Frequenta um curso e torna-se telegrafista na terra natal. Mas, como não dispensa a companhia dos instrumentos, provoca outro acidente e quase faz explodir o gabinete.
Durante cinco anos trabalhou por toda a parte. Aproveitou um emprego que tem de noite para se entreter com as suas engenhocas. Para evitar surpresas (às vezes mete-se a dormir), inventa um sistema eléctrico que envia de hora a hora um sinal aos vigilantes. Inventa também uma ratoeira eléctrica para caçar os ratos no quarto da pensão.
Muda-se para Nova Iorque em 1869 para se estabelecer como inventor independente. Chega esfomeado e sem dinheiro, mas o arranjo bem feito de um indicador de preços na bolsa de Wall Street vale-lhe um contrato com a Western Union e permite que se estabeleça por conta própria em Newark. (Carlos Esteves)
(Trabalhos elaborados no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa)

Personalidades que se destacaram na área da Vida

Aristides de Sousa Mendes

Aristides de Sousa Mendes (1885-1954), diplomata e político português, licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra. A 12 de Maio de 1910, foi nomeado cônsul de 2ª Classe na Guiana Britânica, passando depois a exercer funções em Zanzibar, onde ganhou muito prestígio. Em Fevereiro de 1918, foi nomeado para desempenhar o mesmo cargo em Curitiba, no Brasil. Ainda nesse ano foi promovido a cônsul de 1ª Classe. Porém, devido às suas convicções monárquicas e anti-republicanas, veria, em 1919, as suas funções serem suspensas, passando à disponibilidade. Em meados de 1921 foi convidado a dirigir temporariamente o consulado em S. Francisco, na Califórnia. Foi solicitado mais do que uma vez para voltar ao Brasil até que, em 1926, uma portaria obrigou-o a regressar a Lisboa para prestar serviço na Direcção-Geral dos Negócios Comerciais e Consulares.
Com o golpe de Estado de 28 de Maio de 1926, Aristides de Sousa Mendes foi nomeado cônsul em Vigo. Apoiando e servindo desde o seu início o regime ditatorial, recebeu várias vezes louvores de Salazar.
De 1931 a 1938 foi cônsul em Antuérpia, sendo então transferido para Bordéus. No entanto, foi devido a esta transferência que Aristides de Sousa Mendes viria a desempenhar o papel público mais importante da sua vida. À medida que crescia na Europa o Nazismo, crescia também o número de refugiados, sobretudo judeus, tendo muitos deles escolhido Bordéus. Aí, Aristides de Sousa Mendes, contrariando instruções formais recebidas, concedeu milhares de vistos a judeus que procuravam escapar ao extermínio nazi, chegando mesmo a albergar refugiados na sua casa. Estas atitudes desagradaram muito a Salazar, que o destituiu em 1940. Em Bordéus, porém, foi-lhe erguida, em 1994 uma estátua.
Em 1967, Yad Vashem, uma organização estatal israelita para a recordação dos mártires e heróis do holocausto, homenageou Aristides de Sousa Mendes com uma das suas mais altas distinções. Em 1987, o Presidente da República Mário Soares conferiu-lhe, a título póstumo, a Ordem da Liberdade e, em 1989, a Assembleia da República reparou a grave injustiça que lhe fora cometida, reintegrando-o no serviço diplomático por unanimidade e aclamação.
A 6 de Abril de 2005 foi homenageado nos Estados Unidos da América, a sua coragem e determinação em salvar judeus no tempo da 2ª Guerra Mundial irão ser recordadas para sempre na Galeria dos Salvadores do Museu da Herança Judaica, em Nova Iorque. (Ivo Araújo)
(Trabalho elaborado no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa)

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Personalidades que se destacaram na área da Técnica


Charles Babbage


Charles Babbage (1791-1871), matemático escocês, é o "pai" dos computadores. Estudou em Cambridge, onde depois leccionou matemática. Foi um dos fundadores, juntamente com Herschel e Peacock, da Analitical Society (1811) do Trinity College, em Crambridge. Eleito membro da Royal Society of London (1816), recebeu uma bolsa do governo para projectar uma calculadora com capacidade até à vigésima casa decimal (1823).

Foi pioneiro na descoberta de uma máquina que podia efectuar diferentes tipos de cálculos e registar os resultados.

Babbage começou a conceber a sua máquina em 1833 e chamou-lhe "Máquina analítica". O aparelho baseava-se nos mesmos princípios de funcionamento que regem os modernos computadores - mas em vez de utilizar portas lógicas, os dados codificados eram introduzidos através de uma série de rodízios e rodas dentadas. Ada Lovelace, companheira de trabalho de Babbage, fez a programação da máquina, por meio de cartões perfurados.

Babbage publicou diversos artigos sobre Matemática, Estatística, Física e Geologia. Também colaborou para a modernização do sistema de código postal inglês, além de ser o primeiro matemático que conseguiu colocar em desuso a cifra Vigenére, utilizando métodos de cripto-análise (análise de frequência). (Ricardo Guerreiro)

--------------------------------------------------------------------------------------

Howard Aiken

Howard Aiken (1900-1973), engenheiro americano de computadores e um matemático, foi um pioneiro da computação, sendo o engenheiro principal no desenvolvimento de um calculador totalmente electrónico, considerado como o primeiro computador - Havard Mark I.

Este computador era baseado em relés e fitas perfuradas, utilizando para a entrada de dados as fitas e cartões perfurados.

O Mark I possuía unidades de entrada, memória principal e unidade aritmética de controle e de saída. Foi também a primeira máquina capaz de efectuar cálculos complexos sem intermediação humana.

O Mark I tinha mais de 50m de comprimento, 2,4m de altura e cerca de 800 Kms de fios. Inicialmente foi projectado para calcular as trajectórias de projécteis e para descodificar os códigos das mensagens alemãs durante a Segunda Guerra Mundial. Mais tarde serviu também para ajudar no desenvolvimento da bomba atómica. (Marco Pereira)

(Trabalhos elaborados no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa)

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Carnaval

No dia um de Fevereiro, último dia de aulas antes da interrupção do Carnaval, combinámos e viemos para a escola mascarados.
Foi uma forma diferente de comemorarmos o Carnaval.
Aqui fica uma foto para recordarmos esse dia.

Resultados do Corta-Mato Escolar

No passado dia doze de Dezembro, decorreu o Corta-Mato Escolar, onde a nossa participação foi bastante positiva.
Conseguimos colocar quatro alunos, desta turma, nos dez primeiros lugares, no escalão de Juvenis Masculinos.

Resultados:
2º Lugar - Marco Pereira
4º Lugar - João Abel
5º Lugar - Luís Marques
6º Lugar - Carlos Esteves
15º Lugar - Bruno Joanico