sexta-feira, 14 de março de 2008

Torneio de Futebol


Os alunos Ivo, João, Carlos, Marco e Bruno sagraram-se campeões no Torneio de Futebol realizado na escola. Esta vitória foi alcançada ontem, dia 13 de Março.

Parabéns a todos!

quarta-feira, 12 de março de 2008

«História de Portugal em uma Hora»

Hoje, a nossa turma dirigiu-se às instalações da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense para assistir à encenação da peça de teatro «História de Portugal em uma Hora».
Durante a peça é-nos dado a conhecer a história de um país chamado Portugal desde os tempos dos Visigodos, Vascos, Suevos e Lusitanos, até à fundação da Nacionalidade com D. Afonso Henriques, após a Batalha de S. Mamede.
Ao longo da peça são abordados temas como: as lutas com Castela, a Reconquista Cristã, a morte de D. Inês de Castro, a Batalha de Aljubarrota, a Conquista de Ceuta, a descoberta do Brasil e Índia, o terramoto de 1755, o Marquês de Pombal, o Estado Novo, a Expo 98, o Euro 2004, o actual Presidente da República e Primeiro-Ministro, entre muitos outros momentos da nossa história.
A encenação da peça esteve a cargo da Companhia Profissional "Teatro Azul".

segunda-feira, 3 de março de 2008

Relatório da Visita de Estudo ao Palácio de Queluz e à peça de teatro «Falar Verdade a Mentir»


Saímos da escola por volta das 8h30m em direcção a Lisboa.
Chegámos a Lisboa por volta das 9h30m, as turmas saíram dos autocarros. Tivemos que esperar um pouco na rua antes de entrarmos no Palácio de Queluz. Ao fim de algum tempo entrámos e a guia começou a explicar a história do Palácio.
Visitámos várias salas: a Sala do Trono, a Saleta e o Quarto da Princesa, a Sala de Fumo, a Capela... Enquanto apreciávamos a Saleta da Princesa, apareceu, para nosso espanto, a nossa colega Ana Leal vestida de princesa.
A visita dentro do Palácio terminou com uma pequena representação. A representação acabou e seguimos directamente para os Jardins onde almoçámos.
À tarde fomos ao auditório do B.E.S. assistir à representação da peça «Falar Verdade a Mentir» de Almeida Garrett. A peça foi muito gira.
Um dos nossos colegas da escola representou o papel de "Manuel Espanhol". Os actores representaram muito bem.
E o dia acabou... Chegámos à escola por volta das 17h30m.
Ana Leal, Natália Cantemir e Tatiana Coelho
(Relatório elaborado no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa)

Segurança no Laboratório

(Trabalho realizado pelo aluno João Abel)

Durante as aulas de Física e Química aprendemos algumas das regras de segurança a ter em conta num laboratório.
Como aplicação dos conteúdos leccionados, elaborámos alguns trabalhos sobre os procedimentos incorrectos e que devem ser evitados num laboratório.

Semana e Torneio de Basquetebol

Nestes últimos dias de aulas antes das férias da Páscoa, irá realizar-se na nossa escola a Semana e o Torneio de Basquetebol.
O Basquetebol é jogado por duas equipas, cada uma é formada por cinco jogadores, cujo principal objectivo é colocar a bola no cesto do adversário utilizando apenas as mãos.
Este desporto pode ser praticado ao ar livre, ou em recinto coberto.
O basquetebol foi introduzido por James Naismith, um professor norte-americano de Educação Física, em 1891, na cidade de Springfield, no Massachusetts. O jogo foi adoptado nas universidades americanas e rapidamente difundido por todo o mundo.
A inclusão do basquetebol nos Jogos Olímpicos, em 1936, contribuiu ainda mais para a sua popularidade. As provas de maior importância desta modalidade são o Campeonato Anual da NBA, o Campeonato do Mundo e a competição integrada nos Jogos Olímpicos.

Visita à Casa-Museu de José Maria da Fonseca e à Quinta da Bacalhôa - Bacalhôa Vinhos de Portugal

No passado dia 29 de Fevereiro, os alunos que não participaram na visita de estudo ao Palácio de Queluz e ao teatro para assistir à peça "Falar Verdade a Mentir", realizaram uma visita à Casa-Museu de José Maria da Fonseca e à Quinta da Bacalhôa - Bacalhôa Vinhos de Portugal, com a professora de Matemática Aplicada.

Casa-Museu: José Maria da Fonseca

Foi construída no século XIX, fundada em 1834 e restaurada em 1923.
A sua fachada e jardins apresentam uma beleza especial. A Casa-Museu apresenta ao público um pouco da história da família, fotografias de visitantes, peças da arquelogia industrial e a visita às antigas adegas: a Adega da Mata e a Adega dos Teares Novos, onde estagia, entre outros, o vinho Periquita, e a Adega dos Teares Velhos, onde repousam os mais antigos Moscatéis de Setúbal, alguns dos quais autênticas relíquias com mais de 100 anos.

Quinta da Bacalhôa - Bacalhôa Vinhos de Portugal

A Quinta da Bacalhôa, propriedade da Bacalhôa Vinhos de Portugal, existe desde o século XV. É conhecida pelos seus famosos vinhos mas também pelo importante património de azulejos dos séculos XV e XVI.

Os seus jardins, de modelo renascentista, são um dos notáveis monumentos da arquitectura paisagística, e a Casa do Lago contribuem para a fama desta Quinta.