quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Visita de Estudo

No próximo dia 27 de Novembro, no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa, está prevista uma visita de estudo ao teatro onde iremos assistir `peça "Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente.
Esta visita de estudo tem os seguintes objectivos:
- Melhorar as relações interpessoais;
- Aumentar a participação dos alunos na vida escolar;
- Aumentar o sucesso educativo;
- Aumentar os níveis de conhecimento nas diferentes áreas do saber.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Regresso às aulas...

O novo ano lectivo começou, vi todos os meus colegas. Não é que tivesse saudades da escola mas já estava farta de estar em casa. Quando entrei na escola reparei que estava diferente, tinha sido pintada, estava de várias cores, não é que estivesse bonita mas também não estava feia.
Este ano entraram muitas pessoas novas para a escola, todos tentam fazer novas amizades, mas os meus amigos já tinham saudades, da confusão da turma, das nossas diversões. Mas enfim também tinha saudades de alguns professores!
Tatiana Coelho

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Texto Livre

Sinto que me julgam sem terem o interesse de saberem quem eu sou, na verdade. Conheço-me por dentro e por fora, não há ninguém que me possa conhecer melhor. Dou-me a conhecer mas não há tanta gente que se dê ao trabalho de o fazer.
Tenho problemas mas nem toda a gente os compreende, por vezes nem eu própria. Passo por cima de tudo o que penso que merece ser pisado mas levanto todos os que me dão uma mão amiga. Amo todos aqueles que desde sempre, me acompanharam em toda a minha vida. Em todas as aventuras e em todas as tristezas. Não trocava um amigo por um conhecido e não sei dizer um não a quem sempre me disse um sim. Tenho defeitos, mas quem não os tem? São aceitáveis, seja quem for que os tenha. É humano cometer erros, mas é humano também saber remendá-los. Tento por tudo, fazer-me feliz. Não preciso que me façam rir, pois todos os sorrisos que antigamente dei eram fingidos. Não eram sentidos. Hoje sei que tudo o que vivi não passam de recordações e não voltaram a ser vividas. Hoje sei que consigo dizer "sou feliz". Não me deixo abater por atitudes mal tomadas. Não me rebaixam com críticas destrutivas, ergo a cabeça e penso que já fiz muito para chegar onde hoje estou. Orgulho-me de dizer que um dia sofri, pois foi esse sofrimento que me fez crescer e ser a pessoa que sou.
Devo a minha vida aqueles que me criaram e me amaram incondicionalmente, os meus pais. Não são uns pais quaisquer e os meus irmãos são a minha inteira alegria.
Tenho muitas coisas boas em mim, pena não serem reconhecidas.
Sou um começo sem um fim.
Ana Leal
(Texto produzido na aula de Língua Portuguesa)

sábado, 1 de novembro de 2008

Produção de um texto a partir do título "Sexta-Feira ou a Vida Selvagem"

Um homem teve um acidente de barco e como era o único sobrevivente foi parar a uma ilha.
Naquela ilha todas as noites às sextas-feiras, apareciam canibais com uma pessoa para a comer. O homem tinha recolhido dos destroços do barco caixas, tudo o que o mar trazia.
O homem começou a plantar arroz, milho... fez uma casa e um quintal com canas altas à volta, o homem tinha cabras, galinhas.
Um dia os canibais tinham voltado mas agora com outra pessoa, desta vez o homem foi espreitar e fugiu, mas os canibais encontraram-no e por isso foram-se embora.
Passaram um ou dois dias e o sobrevivente encontrou o homem que ia servir de refeição. Eles viveram juntos e o sobrevivente ensinou-o a falra Inglês. Eles tentaram fazer um barco para voltarem a Inglaterra mas não conseguiram. Passado algum tempo apareceu um barco e o sobrevivente voltou a Inglaterra mas o outro homem ficou com todas as coisas que eles tinham construído e criado.
Em Inglaterra, o náufrago casou e teve filhos, e todas as noites conta a sua história aos filhos, que ouvem com muito entusiasmo.
Natália Cantemir
(Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa)

Halloween




The night of October 31st is a very special time for witches and ghosts - it´s Hallowe'en. The word is short for "Hallows' Evening" - the night before "All Hallow's" or "All Saints' Day". On that one night of the year, ghosts and witches are free to be on Earth.
Well, that´s the tradicional story. But these days in Britain, Hallowe'en isn't really a frightening festival - it's fun! There are always a lot of parties. At these parties, people wear masks and costumes. They dress as witches and ghosts, or as Dracula or Frankenstein's monster. And some people make special Hallowe'en lamps from a large fruit - the pumpkin. Then they cut holes for the eyes, nose and mouth. Finally they put a candle inside the hollow pumpkin. In America there's another tradition on October 31st. It's called "Trick or Treat". Young children and teenagers dress in Hallowe'en costumes and visit their friends' and neighbours' houses. At each house they say "Trick or Treat". Then the friend or neighbour gives them some sweets - a "treat"! Well, that's the idea. But not everyone gives sweets. Some people refuse, and then the "Trick-or-Treaters" play a trick on them.
(Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Inglês)