quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

FESTAS FELIZES





O CEF de Informática deseja a todos os Professores, Funcionários e restante Comunidade Escolar, um FELIZ NATAL e BOM 2009.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Relatório da Sessão "A Adolescência e Tu"

No dia 5 de Dezembro, na aula de Português, a nossa turma e a turma de Jardinagem foram à Sala Polivalente para assistir a uma sessão sobre "A Adolescência e Tu".
Esta sessão tinha o objectivo de informar os alunos sobre questões relacionadas com adolescência, tais como a prevenção sexual, a maneira de pensar dos jovens em determinadas situações, nomeadamente como é que actuávamos se tivessemos uma festa à noite e se houvesse um teste ou exame no dia seguinte, falámos também sobre problemas da adolescência.
Os alunos colocaram questões e a formadora esclareceu as dúvidas que tínhamos.
No final a formadora apresentou diversos produtos de higiene.

Natália e Marco
(Trabalho elaborado na aula de Língua Portuguesa)

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Relatório da Visita de Estudo ao Teatro

(Imagem retirada do site da Companhia de Teatro "O Sonho")


Ontem, dia 27 de Novembro, a nossa turma juntamente com algumas turmas dos 9º anos fomos assistir à peça "O Auto da Barca do Inferno" de Gil Vicente, em Lisboa.
Partimos da escola às 8:45, a viagem foi tranquila, chegámos perto das 10:00 horas ao auditório do BES.
A peça foi muito engraçada, todas as personagens foram muito bem interpretadas pelos actores, houve muitas gargalhadas.
Das personagens que eu mais gostei foi o parvo e o diabo, porque eram divertidas, só nos faziam rir e sabiam representar muito bem. Não quer dizer que dos outros eu não tenha gostado mas para mim aqueles actores estavam melhor.
Um dos rapazes da nossa turma, o João Abel, foi chamado ao palco para representar um dos 4 cavaleiros da história, também o professor Rodrigo, a Cátia do 9ºE e a Inês do 9º C foram ao palco para encarar outros papéis.
A peça acabou um pouco tarde fazendo com que chegássemos mais tarde à escola.
A viagem correu bem e no fim todos vínhamos satisfeitos.
Ana Leal
(Relatório elaborado na aula de Língua Portuguesa)

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

As Desigualdades Sociais

As condições de vida das populações a nível mundial mostram a existência de grandes diferenças entre os países desenvolvidos e os países em vias de desenvolvimento.
O contraste a nível mundial, em termos de qualidade de vida entre ricos e pobres é visível no acesso à alimentação, à saúde, à habitação, ao emprego e à segurança.




(Trabalhos realizados no âmbito da disciplina de Cidadania e Mundo Actual)

Organizações Não Governamentais

As Organizações Não Governamentais desempenham um papel muito importante de solidariedade e interajuda em todo o mundo, lutando contra a exclusão, defendendo o meio ambiente e os direitos humanos.


(Trabalhos realizados no âmbito da disciplina de Cidadania e Mundo Actual)

A Adolescência e Tu

Hoje, dia 5 de Dezembro, os alunos dos Cursos de Educação e Formação de Informática e Jardinagem, assistiram a uma sessão intitulada «A Adolescência e Tu». Esta sessão decorreu na sala polivalente e contou com a presença de uma psicóloga exterior à escola.

Foram diversas as temáticas abordadas, tais como a sexualidade masculina e feminina, os comportamentos de risco, as condutas para uma vida sexual saudável e os cuidados de higiene que tanto rapazes como raparigas devem ter. Ao longo da sessão, os alunos puderam intervir, apresentado os seus pontos de vista e colocando as dúvidas que tinham.

Numa altura em que questões como as doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez na adolescência são temas da maior importância, estes momentos são sempre bem vindos. Os alunos consideraram que a sessão foi boa, porque foi motivadora e a técnica soube falar sobre assuntos que outros adultos normalmente não abordam. Os discentes realçaram o facto de ter vindo alguém do exterior que, como tal, não os conhecia, permitindo uma maior facilidade na comunicação, dada a inexistência de preconceitos.

As raparigas presentes na sessão tiveram oportunidade de ficar com o endereço electrónico da psicóloga, para poderem pedir esclarecimentos, sempre que considerassem necessário.

Concurso "Vamos assinalar este dia com um laço"


O Dia Mundial de Luta Contra a Sida (1 de Dezembro) tem como principal objectivo promover a prevenção e consciencializar as pessoas para a importância da epidemia do HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana).
Na nossa escola, este dia foi comemorado com várias iniciativas, das quais destacamos o concurso de laços intitulado "Vamos assinalar este dia com um laço".
A nossa turma participou com 4 laços.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

«O Auto da Barca do Inferno»

(Foto retirada do site da Companhia de Teatro "O Sonho")

No auditório do BES assitimos à peça de teatro "O Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente.
A peça representa a margem de um rio - o rio do "outro mundo" - com duas barcas prestes a partir: uma conduzida por um Anjo, que vai para o Paraíso; a outra conduzida por um Diabo, com destino ao Inferno.

Ao longo da peça, vão aparecendo várias personagens: um Fidalgo, um Onzeneiro, um Parvo, um Sapateiro, um Frade, uma Alcoviteira, um Judeu, um Corregedor, um Procurador e um homem que tinha acabado de morrer enforcado.

Todas as personagens vão para o Inferno com excepção do Parvo, que é salvo pela sua simplicidade de espírito.

Esta peça foi representada pela Companhia de Teatro "O Sonho".