quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Cidadania e Mundo Actual

Estes são alguns dos trabalhos que realizámos no âmbito da disciplina de Cidadania e Mundo Actual, inseridos no Módulo B2 – Participação na Democracia I: Para que servem os partidos.

Símbolos Nacionais:

(trabalho realizado pelo João Abel)

A actual Bandeira Nacional surgiu após a queda da monarquia, com a Implantação da República Portuguesa.

Simbologia da Bandeira Nacional:
Cor Verde:
representa a esperança em melhores dias de prosperidade e bem-estar e também os campos verdejantes.

Cor Vermelha: representa o valor e o sangue derramado nas conquistas, nas descobertas, na defesa e no engrandecimento da Pátria.

Esfera Armilar: situa-se no centro da divisão das duas faixas, simbolizando as viagens dos navegadores portugueses pelo Mundo, nos séculos XV e XVI.

Armas de Portugal: assentam sobre a esfera armilar, sendo compostas por um escudo maior (vermelho e à sua volta estão representados sete castelos que representam as cidades fortificadas que D. Afonso III tomou aos mouros) com outro mais pequeno brocante (branco e encerra cinco escudetes azuis pequenos, fazendo alusão às cinco chagas de Jesus Cristo), simbolizando o escudo, a arma de defesa utilizada pelos nossos antepassados nos combates.


Orgãos de Soberania:

(Trabalho realizado pela Tatiana Coelho)

Os Órgãos de Soberania existentes em Portugal são:
Presidente da República: é o chefe do Estado, o representante máximo do país.

Governo: tem como missão tomar medidas para desenvolver o país e garantir que as leis são colocadas em prática (poder executivo).

Assembleia da República: local onde se fazem as leis principais destinadas a todo o país. Quem tem esse poder (poder legislativo) são os deputados. A eles compete também discutir os problemas do país e as propostas dos ministros.

Tribunais: existem para garantir a justiça. Quem tem o poder para julgar crimes, decidir quem tem razão em caso de conflito, ou condenar quem não cumpre as leis são os juízes (poder judicial).


Deveres dos Cidadãos:

(Trabalho realizado pelo Carlos Esteves)

No âmbito deste subtema, elaborámos slogans, cujo objectivo é convencer os cidadãos a pagar os seus impostos evitando assim a evasão fiscal.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom trabalho! Vamos lá ver se sai daqui um grupo de jovens informados! Parabéns! Ana Galrinho