sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Porquê o Curso de Instalação e Operação de Sistemas Informáticos



É a primeira vez que na nossa escola existe esta vertente dos Cursos de Educação e Formação. A proposta deste curso surgiu da constatação de que um número significativo de alunos abandona precocemente os estudos, durante o 3º ciclo de escolaridade, não concluindo o ensino obrigatório (9º ano). Temos, então, um conjunto de alunos em risco de abandono escolar, motivado essencialmente pela idade avançada, insucesso académico repetido, desinteresse pelas actividades lectivas e, por vezes, motivação para o ingresso precoce no mercado de trabalho, derivada de factores sócio-económicos e familiares.

Este curso surge como uma resposta adequada às necessidades diagnosticadas na nossa população, com o duplo objectivo de permitir a estes jovens a obtenção da escolaridade obrigatória e a aquisição de uma formação profissional qualificante, antes da entrada na vida activa.

São ainda objectivos deste curso:
- A inserção dos alunos na vida escolar;
- O fortalecimento da auto-estima;
- A realização pessoal;
- O aumento da motivação e do interesse pelo saber, assim como, a promoção do saber fazer como factor dominante na aprendizagem;
- A criação de perspectivas de sucesso, em alunos particularmente vulneráveis ao insucesso escolar.

A opção por um curso na área da Informática, deveu-se à preferência indicada pelos alunos relativamente a esta área profissional e à sua aceitação e necessidade no mercado de trabalho, uma vez que, estando o curso vocacionado para a utilização e manutenção de microcomputadores, periféricos e redes locais, é imprescindível ao funcionamento das empresas nos dias de hoje.

Identificação do Curso:
Área de Formação: Ciências Informáticas
Designação do Itinerário: Instalação e Operação de Sistemas Informáticos
Saída Profissional: Operador de Informática (Nível 2 - Tipo 2)

Sem comentários: