quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Jardim Botânico da Ajuda

O Jardim Botânico da Ajuda, foi mandado construir por ordem do Marquês de Pombal (durante o reinado de D. José), após o terramoto de 1755. Este local foi escolhido, por esta zona não ter sido afectada aquando da catástrofe natural.

Este jardim, a cargo do botânico italiano Domingos Vandelli, tinha como objectivo o lazer da família real e a educação dos príncipes, netos do monarca. Nesta sequência, chegaram a este local muitas espécies de plantas trazidas, de outros países, pelos descobridores portugueses.

O Jardim Botânico da Ajuda abrange três hectares e encontra-se dividido nas seguintes áreas: Tabuleiro Inferior (também designado por Jardim do Buxo, onde se encontram sebes geométricas em volta de canteiros de flores), Tabuleiro Superior (nomeado de Jardim da Colecção Botânica, onde existem plantas de vários continentes), Jardim dos Aromas (desenhado sobretudo para os invisuais), Mata e Jardim Rochoso e os Viveiros.

As principais atracções são o dragoeiro com mais de 300 anos, original da Madeira, e a grande fonte do século XVIII com serpentes, peixes alados, cavalos-marinhos e figuras míticas.

1 comentário:

Anónimo disse...

As fotos são autênticos postais!Parabéns à fotógrafa.
Isabel Fernandes