sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Palácio de Queluz

Sala do Trono

Capela

Apartamento da Princesa Maria Francisca

O Palácio de Queluz é um dos mais belos palácios setecentistas do País.
Além de ter servido de residência de verão dos príncipes da casa real portuguesa, o Palácio de Queluz foi também cenário de recepções e cerimónias oficiais da Coroa. Com as Invasões Francesas e a partida da família real para o Brasil em 1807, Queluz entrou num período de lenta decadência. Restaurado em 1933, o Palácio foi convertido em museu, sendo ainda hoje utilizado para algumas recepções oficiais da Presidência da República.
As grandes remodelações do Palácio, tiveram como arquitecto inicial Mateus Vicente de Oliveira, que realizou a Fachada de Cerimónia, adaptou várias alas do antigo palácio e reformulou a capela.
A segunda fase das obras foi chefiada pelo arquitecto e decorador francês Jean-Baptiste Robillon, responsável pelo denominado "Pavilhão Robillon". As grandes obras terminaram com a edificação da grande Sala do Trono, onde a decoração delicada de brancos e dourados tem a sua maior expressão.
O Palácio de Queluz encontra-se dividido em grandes salões, aposentos de dormir e outras dependências.
O Palácio de Queluz possui um jardim dividido em vários terraços, onde se combinam a beleza geométrica das sebes de buxo, da multiplicidade de cores dos azulejos e as diversas estátuas alegóricas.

Sem comentários: