quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Personalidades que se destacaram na área da Técnica


Charles Babbage


Charles Babbage (1791-1871), matemático escocês, é o "pai" dos computadores. Estudou em Cambridge, onde depois leccionou matemática. Foi um dos fundadores, juntamente com Herschel e Peacock, da Analitical Society (1811) do Trinity College, em Crambridge. Eleito membro da Royal Society of London (1816), recebeu uma bolsa do governo para projectar uma calculadora com capacidade até à vigésima casa decimal (1823).

Foi pioneiro na descoberta de uma máquina que podia efectuar diferentes tipos de cálculos e registar os resultados.

Babbage começou a conceber a sua máquina em 1833 e chamou-lhe "Máquina analítica". O aparelho baseava-se nos mesmos princípios de funcionamento que regem os modernos computadores - mas em vez de utilizar portas lógicas, os dados codificados eram introduzidos através de uma série de rodízios e rodas dentadas. Ada Lovelace, companheira de trabalho de Babbage, fez a programação da máquina, por meio de cartões perfurados.

Babbage publicou diversos artigos sobre Matemática, Estatística, Física e Geologia. Também colaborou para a modernização do sistema de código postal inglês, além de ser o primeiro matemático que conseguiu colocar em desuso a cifra Vigenére, utilizando métodos de cripto-análise (análise de frequência). (Ricardo Guerreiro)

--------------------------------------------------------------------------------------

Howard Aiken

Howard Aiken (1900-1973), engenheiro americano de computadores e um matemático, foi um pioneiro da computação, sendo o engenheiro principal no desenvolvimento de um calculador totalmente electrónico, considerado como o primeiro computador - Havard Mark I.

Este computador era baseado em relés e fitas perfuradas, utilizando para a entrada de dados as fitas e cartões perfurados.

O Mark I possuía unidades de entrada, memória principal e unidade aritmética de controle e de saída. Foi também a primeira máquina capaz de efectuar cálculos complexos sem intermediação humana.

O Mark I tinha mais de 50m de comprimento, 2,4m de altura e cerca de 800 Kms de fios. Inicialmente foi projectado para calcular as trajectórias de projécteis e para descodificar os códigos das mensagens alemãs durante a Segunda Guerra Mundial. Mais tarde serviu também para ajudar no desenvolvimento da bomba atómica. (Marco Pereira)

(Trabalhos elaborados no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa)

1 comentário:

Anónimo disse...

Estes trabalhos ficaram bastante bons.Parabéns!
Isabel Fernandes