terça-feira, 28 de outubro de 2008

Programação de Viagens - Praga

Neste guia turístico irás encontrar a história, os hábitos, as maneiras e os sítios mais importantes da grande capital - Praga.
É a maior e a mais populosa cidade da República Checa, tem mais de um milhão de habitantes que se distribuem por uma área que ronda os 500 Km2. O monumento mais importante é o castelo de Praga e o Relógio Astronómico. A Catedral de S. Vito também é importante, é uma catedral gótica muito visitada.
Gastronomia: A comida Checa é farta... mas pouco variada. Sendo um país de interior, baseia-se na carne, principalmente de porco e de pato ou ganso, acompanhada de legumes, batata ou fatias de miolo de pão e molho. O peixe é escasso e só de rio, nomeadamente salmão e carpa, este último é o prato natalício, por excelência. É costume iniciar-se a refeição com uma sopa, normalmente a "polèvka", à base de legumes e batata. Existem muitos locais para comer em Praga, divididos em "restauraces" (restaurantes), "vinárna" (onde servem vinho) e "pivnice", as típicas cervejarias, derivadas da palavra "pivo" (cerveja), desde o mais luxuoso ao mais barato e que, além dos especializados na cozinha tradicional checa, existem outros dedicados às comidas italiana, chinesa, mexicana, americana e de "fast-food". Em relação à bebida, a fama da cerveja já vem de longe. As mais famosas são a Pilsner Urquell e a Budweiser, distintas, embora a Staropramen venha ganhar cada vez mais adeptos, além das cervejarias que têm produção local. Entre os vinhos, destaque para os da Morávia.
Locais a visitar: Catedral de S. Vito. A catedral gótica, iniciada no século XIV e apenas concluída em 1929, domina Praga do seu alto; Jardins do Belveder; Palácio Real; Mosteiro Strahov; Relógio Astronómico; Ponte Carlos; Porta da Pólvora; Praça da Cidade Velha; Mosteiro Eslavo; Teatro Nacional; Casas Cubistas; Palácio Troja; Restaurante Maril Teresie.
Informações úteis:
País - República Checa
Capital - Praga
Área - 78.864 Km2
Habitantes - 10 300 000
Densidade Populacional: 133 Hab./Km2
Idiomas - Checo
Moeda - Euro
Ivo Araújo e Marco Pereira
(Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa)

Sem comentários: