quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Consumo de Substâncias Psicoactivas


No dia 27 de Janeiro fomos assistir a uma sessão intitulada "Consumo de Substâncias Psicoactivas". Esta sessão contou com a presença de uma Educadora Social da Associação Meninos d'Oiro.
Foram diversas as temáticas abordadas, tais como o que é uma droga, tipos de drogas, os seus efeitos e malefícios, interacção entre si, etc.
Este tipo de sessões é muito importante porque o consumo da maioria deste tipo de substâncias e da sua intensidade de consumo situa-se entre os 11-13 anos e os 20 e poucos anos.
A Educadora explicou que entende-se por droga qualquer substância que tenha a capacidade de produzir um estado de dependência e estimulação ou depressão do sistema nervoso central, resultante de alucinações ou distúrbios nas funções motoras, cerebrais e comportamentais.
Informou ainda que a maioria dos consumidores começam com cafeína, nicotina e álcool (pela facilidade com que obtêm estas substâncias e o seu baixo custo), até entrarem numa escalada gradual de derivados de cannabis, misturas de estimulantes e/ou alucinogénios (substâncias que provocam alucinações), passando para os outros tipos de drogas mais pesadas.
Ao longo da sessão os alunos tiveram oportunidade de intervir, colocando as dúvidas que tinham e os seus pontos de vista, tendo considerado a sessão interessante.

Sem comentários: